Barras de apoio – segurança sempre!
As barras de apoio são projetadas para levar praticidade, bem-estar, mobilidade e autonomia ao usuário. Sua instalação individual permite o uso nos mais variados ambientes e projetos.
Para a instalação, lembre de consultar sempre a norma completa NBR 9050 de Acessibilidade!
Separamos algumas dicas de instalação das barras no banheiro:
Altura
a) Para barras ao lado do assento sanitário de banheiro, a altura máxima é de 46 cm. Nem sempre é necessário trocar o vaso, pois pode-se usar um elevador de bacia, também chamado de assento elevado ou assento de elevação.
b) Para se determinar o seu elevador de bacia, subtraia de 46 cm de altura da sua bacia atual ou avalie a disponibilidade de assento elevado.
Sem o assento, considerando as medidas a partir da borda superior, as bacias sanitárias devem estar a uma altura entre o,43 m e 0,45 m do piso acabado. Já com o assento, esta altura deve ser de, no máximo, 0,46 m.
Localização das barras de apoio.
A localização das barras de apoio deve atender às seguintes condições:
a) Estar junto à bacia sanitária, na lateral e no fundo; devem ser colocadas barras horizontais para apoio e transferência, com comprimento mínimo de 0,80 m, a 0,75 m de altura do piso acabado (medidos pelos eixos de fixação). A distância entre o eixo da bacia e a face da barra lateral ao vaso deve ser de 0,40 m, estando esta posicionada a uma distância mínima de 0,50 m da borda frontal da bacia. A barra da parede do fundo deve estar a uma distância máxima de 0,11 m da sua face externa à parede e se estender no mínimo 0,30 m além do eixo da bacia, em direção à parede lateral, conforme figura 116:
b) Na impossibilidade de instalação de barras nas paredes laterais, são admitidas barras laterais articuladas ou fixas (com fixação na parede de fundo), desde que sejam observados os parâmetros de segurança e dimensionamento estabelecidos conforme 7.2.4, e que estas e seus apoios não interfiram na área de giro e transferência. A distância entre esta barra e o eixo da bacia deve ser de 0,40 m, sendo que sua extremidade deve estar a uma distância mínima de 0,20 m da borda frontal da bacia, conforme figura 117:
c) no caso de bacias com caixa acoplada, deve-se garantir a instalação da barra na parede do fundo, de forma a se evitar que a caixa seja utilizada como apoio. A distância mínima entre a face inferior da barra e a tampa da caixa acoplada deve ser de 0,15 m, conforme figura 118.